Durante sete anos, os filhos de Israel viveram escravizados, prevalecendo o domínio dos midianitas sobre eles. Tudo o que era semeado era destruído pelos seus inimigos, sem que deixassem em Israel sustento algum! Nem ovelhas, bois ou jumentos, tendo Israel ficado muito debilitado devido à presença dos seus inimigos.
Porém, é importante notar que, mesmo debilitados, eles usaram a pouca força que lhes restava para construírem covas nos montes e nas cavernas e criar fortificações. Mas não usaram essa pouca força para enfrentar o inimigo. Aliás, assim tem sido com muitas pessoas, que preferem usar a pouca força que lhes resta para apenas suportar os problemas.
Vejamos alguns exemplos:
A esposa, que faz uma imensa força para suportar a traição, o abandono e o desprezo do marido...
A mãe, para suportar o filho nas drogas...
O trabalhador, para suportar a humilhação, a escassez, e a miséria, vivendo no limiar da pobreza...
Ao invés de usarem essa mesma força para enfrentar os problemas e vencê-los. Gideão usou a força que tinha para malhar o trigo, ainda que no lagar, para o pôr a salvo dos seus inimigos, e, quando ele fez isso, Deus apareceu para ele.
Deus jamais aparecerá na vida daqueles que vivem a suportar os problemas, como se fossem um carma, cruz ou destino traçado. É necessário usar a força da fé e sair da "caverna da acomodação", da "cova da mesmice", vencer a "fortificação do medo" e lançar-se no Altar de Deus, para que haja uma mudança!
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.