O Parque Nacional da Chapada Diamantina abriga um cenário montanhoso fascinante para os amantes de ecoturismo, o lugar abriga espécies raras de plantas que variam de ecossistemas como o Cerrado, Caatinga e a Mata Atlântica. Os animais na região também são bem diversificados, mas os pássaros são um show a parte, a Chapada é o lar desses pequeninos, principalmente na região do Mucugê onde estão especies belissimas de beija-flores, se você é fã de aves não pode deixar de praticar birdwatching nesse paraíso.
As trilhas e suas paisagens parecem pinturas de tão lindas, você se encanta ao olhar para qualquer direção. Após caminhar pelos cenários deslumbrantes do parque você não se sentirá mais a mesma pessoa, o ar puro e o sentimento de liberdade que a atmosfera da Chapada Diamantina emana é genuína e transformadora.
A Chapada além da sua natureza exuberante, também guarda muita história em seus sítios arqueológicos rupestres, que são preservados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e em suas grutas como a famosa Gruta da Lapa Doce, que possui belíssimas formações rochosas milenares nas rochas calcarias do interior da gruta, é um museu natural.
As cachoeiras e lagos do parque são encantadoras, águas cristalinas, mas com tons diversificados em cada área do parque, azul turquesa na como na Gruta da Pratinha e avermelhadas (devido a grande concentração de ferro) aos pés da Cachoeira da Fumaça. Um banho nas águas da Chapada Diamantina é revigorante e muito especial.
Ao final da visita, você percebem o quão grandiosa é a natureza e como a cultura da região é enriquecedora.
Fonte: feriasvivas
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.