Ad Code

celular, iphone magalu
catálogo

O Joaquim Maria ...

Machado de Assis foi aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nacional e um ano depois, em 1855, publicou a poesia “Ela”, no jornal A Marmota Fluminense. Logo, estava colaborando com diversos jornais.

Em 1858, Machado de Assis ingressou no Correio-Mercantil, como revisor de provas. Por volta de 1860, com 20 anos, já frequentava os círculos literários e jornalísticos do Rio de Janeiro. Em 1864 publicou seu primeiro livro “Crisálidas”, uma coletânea de poemas.

Em 1869 casou-se com a portuguesa Carolina Augusta Xavier de Novais que lhe apresentou aos clássicos lusitanos e ingleses. Ajudou-o como revisora de seus livros e como enfermeira, pois Machado era epilético.

Seu primeiro livro de contos “Contos Fluminenses” (1870) e seu primeiro romance, “Ressurreição” (1872), sedimentaram a imagem de um escritor que usava muito bem a língua portuguesa e que preferia os relatos psicológicos às narrativas de ação constante.

Paralelamente à carreira literária, Machado de Assis exerceu vários cargos públicos, chegando a Diretor Geral do Ministério da Viação e Obras Públicas.

Sem muita dificuldade, Machado de Assis se impôs e era admirado pelos leitores e festejado pelos críticos, o que o ajudou a fundar a Academia Brasileira de Letras, em 1896, sendo eleito seu primeiro presidente.

Algumas frases de Machado de Assis

Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.

Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.

 Lágrimas não são argumentos.

 

Fonte: Pensador

Postar um comentário

0 Comentários

Redes Sociais

Ad Code

celular, iphone amazon