Ad Code

celular, iphone magalu
catálogo

Pastor Belga


Quem não se encanta pelas características robustas de um Pastor Belga? Bastante conhecido por sua lealdade, o cãozinho dessa raça está sempre preparado para agir e proteger seus tutores. E, apesar de possuir um caráter super corajoso e agitado, também gosta da tranquilidade e costuma ser bem calmo.


Esse cachorro possui diferentes detalhes na aparência e apresenta um porte mediano com tronco alongado. Além disso, pode ser encontrado com pelagem de diversas tonalidades, sendo o Pastor Belga preto o mais famoso!

Condição física

Quem busca por um Pastor Belga Groenendael, Malinois, Tervueren ou Laekenois, deve conhecer um pouco sobre as características físicas dessa raça. A sua pelagem, por exemplo, apresenta diferentes tons que ajudam a diferenciar a variedade da espécie.

Ele possui um dorso mais firme e bem musculoso, além do tronco grande, o que faz dele um excelente cão de guarda. Também conta com focinho de comprimento semelhante ao crânio, mesmo que, às vezes, pareça ser mais fino que a região comparada.

HISTÓRIA

Origem

Esse cãozinho charmoso surgiu, oficialmente, entre 1891 e 1897, na Bélgica, como o próprio nome sugere. Ele é resultado do cruzamento entre outras espécies de pastores da europa, o alemão e holandês. Além disso, também resultou de estudos feitos pelo professor Adolphe Reul, o “fundador” da raça.

Migração

Após a primeira Grande Guerra, foi nos Estados Unidos que esse cãozinho ficou famoso e se popularizou. Sendo que um tempo depois, em 1959, três variedades de pastores belgas foram separadas. Entre elas, a Groenendael, que, mais tarde, se tornou a variação mais conhecida da raça.

Habilidades

Conhecida por suas diversas habilidades, essa raça é super obediente e fácil de adestrar. Além disso, é ótima companhia e sempre muito leal ao tutor, sendo excelente protetor de casas. Ainda durante a Primeira Guerra Mundial, esse pet ficou conhecido por seus serviços prestados juntos aos soldados.

Seleção

Em setembro de 1891, foi fundado o "Clube do Cão do Pastor Belga" em Bruxelas e, em novembro do mesmo ano, o professor Reul reuniu cerca de 117 cães da raça para escolher aqueles que eram considerados os melhores "exemplares". Dessa forma, começou uma grande seleção dos reprodutores de pastores belga.

AS VARIEDADES DE RAÇAS DO PASTOR BELGA

Entre as variedades da raça, o Pastor Belga Malinois é o único com pelos curtos e também considerado por muitos como o mais velho desses pastores. Apesar de pouco conhecido, possui inúmeras habilidades de pastoreio, além de ser ótimo cão farejador.

O Tervueren, embora possua uma pelagem ondulada e longa, semelhante a do Groenendael – a variação mais famosa da raça – não é muito popular por aqui. Porém, assim como o primeiro, também é considerado um ótimo cão de guarda. Já a variação Laekenois, contém um pelo de aspecto mais duro e pode ser longo ou curto e ondulado. Essa espécie também tem pequenos fios mais finos, espalhados entre a pelagem mais grossa.

Personalidade

Se estabelecido um grande vínculo entre o Pastor Belga e seu tutor, esse bichinho pode facilmente ser educado desde de filhote. Isso sem grandes dificuldades, já que ele é inteligente e reage bem a ordens. E, mesmo que tenha uma certa tendência a vigiar outros bichinhos, também é bem fácil de socializá-lo, principalmente se for treinado desde filhote.

Convivência

As diferentes variedades do Pastor Belga possuem alguns modos de se adaptarem, mas de forma geral, são super fáceis de socializar. Como é o caso do Tervuren, que se dá super bem com visitas e outras espécies de cãezinhos.

O Malinois pode até ser um pouco mais reservado com estranhos, porém, se treinado desde novinho, também costuma ser bem receptível. O mesmo acontece com o Groenendael, que convive de forma agradável com crianças e outros pets.

Socialização

O processo de socialização desse cãozinho é bem fácil, e o ideal é que o treinamento comece logo quando filhote. Porém, caso o adestramento seja tardio, o tutor não irá encontrar grandes dificuldades para adestrar seu companheiro.

Vale lembrar que, para garantir um comportamento tranquilo do pet, o tutor precisa criá-lo em um local com bastante espaço, com área onde possa se exercitar com tranquilidade.


Fonte: Petz

Postar um comentário

0 Comentários

Redes Sociais

Ad Code

celular, iphone amazon