Ad Code

celular, iphone magalu
catálogo

Bue Heeler


Crescemos sabendo que o nosso nome é a nossa identificação. O Australian Cattle Dog traz essa identificação não só no nome, mas até nos seus apelidos. Chamado no Brasil como Boiadeiro Australiano, ele é conhecido também como Blue Heeler ou Red Heeler, por conta da coloração da sua pelagem.

Criado para o trabalho nos pastos do complicado solo australiano, a raça possui características — físicas e de personalidade — que se aproximam a de uma raposa. Esse espírito de trabalhador tornou os cãezinhos da raça um dos mais dinâmicos, inteligentes, corajosos e determinados.

Condição física

Forte sem ser pesado, os pets desta raça adoram correr sem parar. Toda essa vitalidade torna o Blue Heeler um dos cachorros mais saudáveis do mundo. Até porque, se sair bem em solo australiano é para poucos, concorda?

No entanto, toda essa saúde deles pode se tornar um problema quando não acompanhada de perto por um médico-veterinário. Isso porque, por se sentirem invencíveis, esses cãezinhos não costumam alegar cansaço ou dores mesmo lesionados.

HISTÓRIA

Origem

O nome da raça já diz muito sobre sua origem. O Boiadeiro Australiano tem origem na própria Austrália e é considerada uma raça jovem, nascida no século 19. O “Heeler”, do seu apelido, significa “calcanhista”, já que um dos talentos desses cãezinhos, além de pastoreio, é morder o calcanhar do gado sem machucá-los.

Ancestrais

Um dos motivos para ser uma raça considerada jovem se deve ao fato de ter nascido por meio de diversos cruzamentos. Especialistas apontam que, no início, eram cruzados pets da raça extinta, Smithfeeld, com as raças Dingo, Collie e Bull Terrier. Por volta de 1840, houve cruzamentos com a raça Kelpie Australiano.

Chegada à Europa

Após nascer pelos colonos australianos no final do século XIX, o Blue Heeler chegou à Europa na região do Reino Unido, Países Baixos e Bélgica na década de 70. A “exportação” do animal era muito desejada pelos europeus, principalmente, pela sua ótima resistência ao trabalho — já que o solo australiano exige condições extremas.

Reconhecimento

Apesar disso, somente após muito tempo, em 1980, que a AKC (American Kennel Club) reconheceu a raça Boiadeiro Australiano. Hoje, além da própria Austrália, lar desses cãezinhos, a raça expandiu o seu sucesso em outros continentes, como diversas regiões da Europa, os Estados Unidos e até a América do Sul.

Características físicas

Robustos, além da sua força e velocidade, uma das principais características físicas desses cãezinhos está na cor da pelagem. É comum que eles tenham duas cores quando adultos: azul (manchado ou salpicado) ou vermelho salpicado — isso explica os apelidos Blue Heeler e Red Heeler.

Independentemente da cor, eles podem ter marcas brancas, pretas ou marrons. Quando filhotes, nascem brancos e vão desenvolvendo a cor com o passar do tempo. Eles possuem camada dupla de pelagem, sendo a interna densa com fios curtos e a externa com fios rígidos, resistentes às chuvas.

Personalidade

Se você está procurando um cachorro ativo, alegre e com muita personalidade, o Blue Heeler será um ótimo parceiro. Com energia para três cachorros — ou mais —, ele é daqueles que não param quietos por um instante e adoram explorar.

Mas como já comentamos, está na personalidade dos pets dessa raça a fidelidade aos seus tutores. Por isso, quando não ocupam o posto de trabalho, eles podem ser ótimos cães de guarda.

Convivência

Apesar de amigável e brincalhão, ele é um cão com espírito de caçador. Isso, na convivência com outros animais — principalmente menores — pode se transformar em situações inusitadas. Mas, treinado desde pequeno, ele irá se sair muito bem com os demais pets ao seu redor.

Já com estranhos, principalmente visitas, ele pode não ir de primeira com a pessoa, já que seu instinto de lealdade pode indicar que aquela visita seja uma ameaça ao seu tutor. Porém, com o treinamento desde filhote esse “ciúmes” dos Blue Heeler acabará rapidamente.

Socialização

Muitas crianças e até adultos podem estranhar e ficarem com medo, mas uma das formas de brincar desse cãozinho é morder. Acostumado a usar as suas mordeduras para tomar conta dos pastos, ele tem esse hábito enraizado em sua genética e, para mudar essa postura, é preciso ensiná-lo desde filhote o contrário.

Essa educação desde novinho irá tornar o seu Boiadeiro Australiano um cãozinho extremamente sociável, sendo a diversão garantida das crianças e dos adultos da casa. Mas lembre-se, por ser enérgico, ele não é recomendado para famílias que moram em apartamento, já que o ar livre e espaço para correr é o que ele mais venera.


Fonte: Petz

Postar um comentário

0 Comentários

Redes Sociais

Ad Code

celular, iphone amazon