A culinária oriental é uma das mais famosas do mundo, conquistando paladares ao redor de todo o globo. Sua forma de preparo minuciosa, com um visual encantador, pode ser considerada uma verdadeira arte gastronômica.
Por muito tempo, os pratos japoneses se inspiraram no cardápio chinês, até adquirir a sua própria identidade. Ao longo dos séculos, as duas culinárias receberam influências de outros países, compondo uma vasta lista de pratos orientais, ricos em arroz, verduras, peixes e frutos do mar.
Hoje, vamos falar da culinária oriental e destacar os pratos mais conhecidos e aprovados. Prepare o seu hashi e venha com a gente!
Os benefícios da culinária oriental
Quem prova a gastronomia do oriente não se arrepende! Suas iguarias são deliciosas, repleta de tradições milenares. Além de ser uma alimentação muito saborosa, é uma excelente fonte de vitaminas, antioxidantes e nutrientes.
Um dos ingredientes bem marcante na culinária oriental é a soja, uma opção super versátil e rica em proteínas. Sem contar os condimentos que acompanham alguns dos pratos, com propriedades digestivas, como o wasabi e gengibre. E claro, não podemos deixar de lado os peixes e as suas características ricas em ácido-graxo e ômega 3, fundamental para manter a saúde do coração em dia.
Os cinco pratos orientais mais famosos do mundo!
Quando falamos de fama, existem muito mais do que apenas cinco pratos, mas separamos os mais conhecidos e adorados pelos fãs de comida oriental. Acompanhe a lista!
Sushi
Sem dúvida, o sushi é um dos pratos mais tradicionais da culinária do oriente. Sua origem vem de um antigo método de armazenamento de peixes e arroz cozido por várias semanas.O sushi é basicamente um bolinho de arroz temperado com vinagre e coberto por uma fatia de peixe cru e, depois, misturado com frutos do mar ou algas.
No Japão, o recheio mais comum é o peixe mesmo, mas há outros ingredientes utilizados ao redor do mundo (principalmente nas invenções criativas dos restaurantes brasileiros!), como legumes, camarão, polvo, entre outros.
Temaki
Temaki é um tipo de sushi, sendo que “te” significa “mão” e “maki”, “enrolado”. Embora não seja mais tão popular no Japão, o cone foi muito bem aceito pelos paladares brasileiros! São várias opções de recheios, mas os mais comuns são atum, pepino, kani e salmão cru ou grelhado, todos com arroz. Para acompanhar, o indispensável molho shoyu.Guioza
É um prato típico da culinária chinesa que foi incorporado em várias outras culinárias da Ásia. Trata-se de um bolinho com massa bem fininha, recheado com legumes ou carne moída.No preparo tradicional, as suas extremidades são seladas e, depois, ele é cozido no vapor ou grelhado. O Guioza tem formato parecido com ravióli e também pode ser consumido com shoyu.
Yakisoba
Traduzido ao pé da letra como “macarrão de sobá frito”, certamente o Yakisoba é um dos pratos mais populares da culinária oriental! Além da massa, a receita também leva verduras e legumes cozidos ou fritos.Na versão tradicional, o macarrão é levemente frito e acompanhado por óleo de gergelim e shoyu. É prático, leve e muito saboroso.
Rolinho primavera
Esses deliciosos canudinhos são feitos com massa de farinha de trigo, água e sal, recheada de vegetais ou carne. Costumam ser fritos e servidos acompanhados de molhos agridoces. O nome do prato tem origem no período em que costuma ser preparado: no Ano Novo Chinês, também conhecido como “Festa da Primavera”.Agora que você já sabe tudo sobre a culinária oriental, deu até aquela vontade de comer comida japonesa e chinesa, não é mesmo?
Fonte: Hirota
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.