Com o objetivo de discutir os impactos ambientais e suas soluções nas bacias dos rios Joanes, Ipitanga e Pojuca, ambos na Bahia, a Comissão de Meio Ambiente, Seca & Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa (ALBA), aprovou uma audiência pública itinerante na cidade de Lauro de Freitas.
O Rio Joanes nasce em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, e desemboca na Praia de Buraquinho, na divisa entre Camaçari e Lauro. Dali, seu curso atravessa Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias e Dias d’Ávila, representado por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados, e está sob forte degradação.
O rio Ipitanga possui sua nascente em Simões Filho, passa por Salvador e deságua no rio Joanes em Lauro de Freitas. A barragem do Ipitanga I foi construída em 1931 com o objetivo de abastecer a cidade do Salvador. Ao longo destes anos, o rio está sendo contaminado, o que vem sendo notado pelos moradores da região. O crescimento demográfico e a urbanização, a ocupação por pedreiras de áreas não autorizadas e o lançamento de resíduos e efluentes industriais, são os principais motivos para a contaminação.
O Rio Pojuca nasce no município de Santa Bárbara, passa nos municípios de Coração de Maria, Terra Nova, Pojuca e deságua no Oceano Atlântico, na Praia do Forte. O encontro das águas cria um cenário muito visitado por turistas e moradores do município de Mata de São João, no Litoral Norte da Bahia. A união das águas do Pojuca com o mar separa as praias de Guarajuba, ao sul, e do Forte, ao norte.
De iniciativa do presidente da pasta, deputado estadual José de Arimateia (Republicanos), o evento será realizado na próxima quarta-feira (15) às 14 horas, na Faculdade UNIME. O evento terá transmissão ao vivo da TV ALBA ( https://www.youtube.com/c/TVALBA ).
Fonte: josedearimateia
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.