O Atendente é o responsável pelo atendimento - pessoal ou telefônico - garantindo o suporte necessário ao cliente. E durante esse processo de atendimento, ele esclarece e dá apoio em dúvidas, faz registro de reclamações, fechamento de vendas e etc. Entre as suas responsabilidades principais, estão :
- A realização do atendimento aos clientes
- A captação e retenção dos clientes
- Fechamento e acompanhamento de vendas
- Recebimento e tratamento de reclamações e etc. Dependendo do local em que estiver atuando, pode assumir outras funções complementares operacionais e administrativas, como por exemplo:
- Apoio com a limpeza e organização do ambiente
- Layout e precificação de mercadorias
- Preparo dos pedidos que foi recebido para expedição
- Elaboração e manutenção de planilhas de controle Geralmente, seu trabalho faz parte de um processo de atendimento executado por toda uma equipe, como os vendedores e o operador de caixa. Além disso, dependendo da estrutura organizacional da empresa, pode ser supervisionado por um gerente ou supervisor comercial.
Áreas de atuação
O atendente pode trabalhar dando suporte aos clientes de uma determinada organização, que podem ser tanto consumidor final quanto empresas. Este atendimento pode ser feito via canais eletrônicos (sistemas de telemarketing, chat, redes sociais e etc) ou presencialmente. E essa função pode ser dividida em duas frentes de atuação:
- Ativo: realiza ligações e cobranças, oferece produtos e serviços.
- Receptivo: recebe ligações e faz consultoria.
- Dependendo do caso, pode atuar com as duas frentes. Já o mercado de trabalho para este profissional é amplo e variado, podendo atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte, tais como:
- Lojas comerciais
- Empresas de tecnologia
- Farmácias
- Restaurantes, lanchonetes e cafeterias
- Call centers e etc.
Pré-requisitos para esta profissão
Geralmente, os contratantes das vagas de atendente determinam como pré-requisitos como:
- Ensino médio completo
- Bom relacionamento interpessoal
- Boa comunicação
- Capacidade de negociação e persuasão O pré-requisito de experiência profissional varia de acordo com a vaga. Pois existem contratantes que não exigem experiência e disponibilizam treinamentos para que o profissional desenvolva sua aptidão dentro da própria empresa.
Como faço para trabalhar como atendente?
Quer trabalhar como atendente e não sabe por onde começar? Fizemos este mini passo a passo para te ajudar a entender o que é preciso fazer para chegar lá, vem com a gente:
1. Conclua o seu ensino médio: se você já concluiu, é só ignorar essa etapa. Mas se você ainda não terminou, busque por alternativas para conquistar o seu diploma. Você pode procurar por escolas que oferecem supletivos ou simplesmente estudar e prestar o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos).
2. Faça um curso de atendimento: isto não é tão necessário, mas é o que irá te destacar nos processos seletivos e contribuir para que você tenha um bom currículo com objetivo profissional de atendente. É interessante fazer para garantir a atenção dos recrutadores. Não precisa se preocupar em gastar dinheiro com isso, pois hoje em dia, existem muitos portais que oferecem cursos online gratuitos, como a plataforma do Ginead , Prime Cursos, ou a Udemy.
3. Monte o seu currículo de atendente: crie um currículo em DOC ou PDF com objetivo profissional de atendente para levar os recrutadores quando for fazer entrevistas. E não se esqueça de também criar o seu currículo online na Catho, pois a maioria dos processos seletivos atualmente ocorrem em canais digitais.
4. Busque por vagas de atendente: Com os estudos em dia e currículo feito, chegou a hora de encontrar suas oportunidades! Entre no site da Catho e faça uma busca pelas vagas de atendente em sua região. Agora é só enviar o seu currículo e aguardar o contato dos recrutadores!
Fonte: Catho
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