FREGONEZE, B G.; BOTELHO, M. J.; TRIGUEIRO, M. R.; RICIERI, M. Metodologia científica. Londrina: Educacional, 2014.
“A pesquisa documental é realizada através da coleta, classificação, seleção e utilização de documentos primários (cartas, atas, registros etc.), ou seja, documentos que não sofreram nenhum tratamento científico e servirão de fonte para a coleta de dados.
(...) Enquanto os documentos de segunda mão (relatórios de pesquisa, relatórios de empresas, tabelas estatísticas etc.) são aqueles que de alguma forma já foram analisados.
Você pode utilizar esse tipo de pesquisa, por exemplo, para fazer um estudo sobre a série histórica da aceitação de um produto lançado no mercado, pois será necessário buscar os documentos que registram esses dados” (p. 24)
Porém na,
"Pesquisa experimental
Implica recriar, em laboratório, porções da realidade colocando-se sob controle todas as condições importantes, assegurando-se estímulos e avaliando-se os efeitos e, desse modo, passando-se a repetir esse procedimento com as modificações pertinentes. Portanto, a experimentação permite ao pesquisador estudar um fenômeno modificado, na tentativa de descobrir algo não revelado pela natureza.
(...)
A pesquisa experimental tanto pode ser aplicada em laboratórios como em experiência de campo, embora esses dois tipos sejam bastante distintos entre si." (p.24)
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.