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Estudo de Caso

FREGONEZE, B G.; BOTELHO, M. J.; TRIGUEIRO, M. R.; RICIERI, M. Metodologia científica. Londrina: Educacional, 2014.

“Iremos abordar, neste texto, alguns tipos de pesquisa focados na área de Ciências Econômicas e Sociais, porém,  a literatura sobre o assunto apresenta muitos outros tipos de pesquisa que poderão ser utilizados.” (p. 20)

Podemos então, dizer que o,

"Estudo de caso

Trata-se de um estudo profundo, exaustivo e detalhado de uma unidade de interesse, que pode ser único ou múltiplo e a unidade de análise pode ser uma ou mais pessoas, famílias(s), produto(s), escola(s), ou unidade(s), da escola, um órgão público ou mesmo um país ou vários países. Não permite generalizações e só tem validade para o universo a ser estudado.

(...)

o uso do estudo de caso é recomendável na fase inicial de uma investigação sobre temas complexos que exijam a construção de hipóteses ou reformulação dos problemas."(p. 20)

"Hipótese é uma proposição ou suposição, de natureza criativa e teórica, aceita ou não, admissível ou provável, mas não comprovada ou demonstrada.

(...)

Ao optar pela realização de um estudo de caso, o pesquisador precisa fazer uma seleção criteriosa do problema a ser estudado. Se o problema for mal formulado, poderá comprometer o estudo, portanto, é necessário refletir muito para essa definição. Outro ponto importante é obter a aprovação e colaboração da direção da escola ou instituição onde a pesquisa será realizada, uma vez que esse tipo de pesquisa exige uma imersão no ambiente e a obtenção dos dados, informações e documentos necessários para o pleno desenvolvimento do estudo." (p. 21)

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