No dia 27 de Janeiro de 2019 foi divulgado que este "transtorno afeta mais de 300 milhões de pessoas pelo mundo e é a segunda principal causa dos suicídios
Depressão, quando a alma sente dor
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Apesar desse dado alarmante, infelizmente muitos ainda encaram este transtorno mental como frescura, preguiça ou até falta de caráter.
As pessoas que sofrem com a doença apresentam tristeza persistente e perda de interesse pelas atividades que costumavam ser prazerosas. Outros sintomas são perda de energia e da concentração, mudanças de apetite, aumento ou redução do sono, ansiedade, indecisão, inquietude, sensação de que não valem nada, culpa ou desesperança, pensamentos de suicídio ou desejo de causar danos a si mesmas.
A psicóloga clínica Lilian Gonzalez explica que a depressão pode ser desencadeada por vários fatores estressantes como a morte de um ente querido, problemas financeiros, perda da carreira profissional, questionamentos existenciais, ingestão de medicamentos, alterações hormonais, diagnóstico de doença grave, entre outros. “Alguns sintomas podem nos ajudar a identificar a doença, porém o diagnóstico só poderá ser dado por um profissional da área”, atesta.
A depressão é a segunda principal causa de suicídio entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos e causa cerca de 800 mil mortes por ano. Talvez você tenha depressão ou conviva com alguém que tem e nem sabe.
Os famosos depressivos
Todos os dias vemos nas manchetes casos de famosos que sofrem com o transtorno e que, por conta disso, acabam tirando a própria vida. Foi o caso do guitarrista e compositor norte-americano Chris Cornell, de 52 anos, vocalista das bandas de rock Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave. Cornell fazia uso de medicamentos contra ansiedade e lutava contra a depressão. No dia 18 de maio de 2017, após um show em Detroit, nos Estados Unidos, ele se enforcou no banheiro de um quarto de hotel. Sua esposa, Vicky, publicou na época um comunicado definindo o acontecimento como algo inexplicável: “eu sei que ele amava os nossos filhos e que sabendo o mal que lhes causaria nunca tiraria a própria vida conscientemente”.
Vicky suspeitava que o marido tenha perdido a capacidade de discernir os fatos por conta do excesso de medicação para a ansiedade que consumia. Meses depois o amigo, Chester Bennington, de 41 anos, vocalista da banda norte-americana Linkin Park e amigo de Cornell, também se enforcou.
A banda chegou a vender 70 milhões de CDs, mas o sucesso não foi suficiente para evitar que Bennington se tornasse uma pessoa depressiva. O transtorno levou o cantor a cometer o suicídio quase dois meses depois da morte do amigo. Bennington morreu exatamente no dia em que Cornell nasceu, 20 de julho. Não se sabe o motivo que o levou a morte, mas talvez ele não tenha suportado a dor de perder o amigo ou até mesmo se sentiu encorajado pela morte dele a também cometer o suicídio." você pode conferir esta notícia na integrar no universal.org
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.