FREGONEZE, B G.; BOTELHO, M. J.; TRIGUEIRO, M. R.; RICIERI, M. Metodologia científica. Londrina: Educacional, 2014.
“A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Parte do princípio de que tudo pode ser quantificado. Isso significa transformar em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las.
Utiliza-se de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação etc.).” (p. 16)
Porém;
"O uso da pesquisa quantitativa é indicado quando há necessidade de quantificar e/ou medir opiniões, atitudes e preferências ou comportamentos.
Seus resultados auxiliam no planejamento de ações coletivas e são passíveis de generalização, principalmente quando as populações pesquisadas representam com fidelidade o coletivo, por exemplo, um estudo que busca analisar a evasão escolar ou quantificar a opinião dos alunos quanto ao uso do livro didático."(p. 16)
Porque, o que geralmente acontece é elegerem variáveis para que estas venham ser medidas e embora as pessoas se sinta mal;
"Modernamente, o que se faz é levantar o nível do poder de compra de uma população e, então, é usual adotar-se o Critério de Classificação Econômica Brasil, desenvolvido pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep)." (p. 17)
0 Comentários
Agradecemos pela sua contribuição, diga-nos sobre a sua compreensão e ponto de vista deste assunto.